quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Forma de Silicone



Cheguei em casa e fui quase que imediatamente me preparar para o grande teste! vou descrever passo a passo o que foi feito.

1- Preparei uma caixa para servir de recipiente de moldagem. Optei por usar o poliestireno por ter um pedaço em casa, mas poderia ser papelão, papel cartão ou mesmo uma vasilha onde é claro caiba com uma folga o objeto que será moldado, deixei dois centímetros de cada lado e um centímetro de folga para cima.

2- Colei o objeto a ser moldado no fundo da caixa para que o mesmo não se mova durante a secagem do silicone, fiz isso com um pedaço de fita dupla face (dessas que se encontra em qualquer papelaria)


3- Dai vem um truque muito bom para saber a quantidade de silicone que vai precisar para fazer seu molde sem que falte ou que sobre silicone. depois de colocar seu molde no recipiente de moldagem encha o recipiente com arroz, retire o arroz e coloque em uma recipiente graduado (usei como medida um copo dosador que me dava como opção xícaras, litros e mililitros ou simplesmente ml, optei pelo ml) bem no meu caso deram 500ml, logo farei 500ml de silicone. outra dica importante é que devemos mexer bem o silicone antes de adicionar o catalizador, pois alguns agentes decantam e se não misturar pode não ter ao final um bom resultado.

4- depois de tudo misturado apenas derramei aos poucos o silicone sobre o objeto a ser moldado, sem muita pressa a fim de não formar bolhas no meio do silicone o que o deixaria mais frágil ou resultaria em um molde com defeitos.

5- A pior parte é sem duvida esperar secar!!! da vontade de acelerar o tempo, mas é preciso esperar pelo menos 12 horas para desenformar, sendo o ideal e recomendado pelo fabricante o prazo de 24 horas. Devo confessar que esperei pouco mais de 8 horas.




6- Enfim chegou a hora de desenformar, com cuidado fui desgrudando, desenformando (afinal não esperei o tempo determinado pelo fabricante) ate que voila nasce nossa primeira forma de silicone!!!





Gostei muito de todo o processo, e vou fazer mais algumas formas para que tenha o suficiente para começar uma pequena produção. Assim que fizer os primeiros sabonetes posto aqui o resultado.

Fonte:http://aromachik.blogspot.com.br/2012/11/o-desafio-de-fazer-uma-forma-de-silicone.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário